MARKETING LOCAL: Como divulgar produtos em sua cidade?

Você sabe o que é Marketing Local e como ele pode ajudar a melhorar os resultados do seu negócio? Se sim ou não, você está no lugar certo para expandir seus conhecimentos!

O Marketing Local é uma estratégia de divulgação da empresa focada em sua localização.

Muitas vezes acreditamos que apenas grandes empresas, com filiais espalhadas pelo país e pelo mundo, são detentoras de sucesso. Afinal, empresários bem-sucedidos são aqueles que expandem seus negócios, certo? Não necessariamente.

Muitas vezes, o sucesso mora ao lado. Ou seja, basta abrir os olhos e enxergar as possibilidades oferecidas pelo mercado local, próximo a você.

Assim como o modelo tradicional, o Marketing Local é um conjunto de estratégias cujo principal objetivo é promover uma marca, produto ou serviço. Porém, a diferença está na segmentação geográfica do público alvo.

Neste caso, o objetivo do Marketing Local é priorizar as iniciativas que ajudem tornar as pessoas que residam ou trabalhem nas proximidades do seu negócio em potenciais clientes.

Apesar de considerarmos a localização geográfica no Marketing Local, é importante reunir outras informações sobre o perfil do público e fazer uma segmentação minuciosa para definir, exatamente, quem são esses consumidores. Ou seja, é necessário compreender seus comportamentos e hábitos de consumo.

O melhor a fazer é direcionar suas estratégias de forma eficiente. Empregar técnicas do Marketing Digital é super válido para coletar informações valiosas sobre seu público, bem como entender seu comportamento e suas demandas.

Nesse sentido, o marketing nas redes sociais é indispensável para quem deseja se destacar no mercado local.

Por que usar o Marketing Local?

Os principais benefícios são:

  • Aumenta a visibilidade do negócio;
  • Melhora o engajamento do público, fazendo com que ele divulgue sua marca/seu produto por você;
  • Permite a manutenção da imagem da marca;
  • Garante assertividade e precisão, já que a empresa passa a focar nas necessidades do cliente;
  • Possibilita a personalização do atendimento;
  • Facilita a mensuração dos resultados;
  • Amplia o número de vendas.

Como implementar o Marketing Local?

Além de desfrutar do ambiente digital e de seus recursos, para se destacar na sua cidade é necessário prestar atenção em uma série de questões:

1. Entenda muito bem quem é a sua persona

É indispensável entender para quem você está falando, quem você quer atingir. Mesmo que a localização geográfica facilite a segmentação, o segredo para o sucesso do Marketing Local é descobrir detalhes importantes de seus possíveis clientes para facilitar o recorte da persona, ou seja, seu consumidor ideal.

Além da questão geográfica, é importante considerar critérios como: interesse da pessoa por aquele tipo de produto ou serviço, os hábitos, gênero, idade, classe social…

2. Priorize os clientes mais importantes

Os critérios de prioridade vão depender do tipo do seu mercado.

Mas tenha em mente que o objetivo é ter uma ação bem direcionada, focada num segmento específico.

No caso de produtos de baixo valor unitário, por exemplo, atuar com a estratégia de Marketing Local pode ser vantajoso, uma vez que a locomoção até o local da sua loja valerá mais a pena que pagar um frete de alguma loja em outro local, por exemplo.

3. Escolha as ferramentas para Marketing Digital

Você pode usufruir de diversos recursos offline para potencializar os resultados da sua empresa, como participar de eventos locais, criar campanhas no ponto de venda, anunciar em jornais e revistas da região, utilizar cartões de visitas e outros impressos, investir em outdoors etc.

Mas o Marketing Digital tem o poder depotencializar os resultados com recursos como:

  • Anúncios extremamente segmentados;
  • Otimizar as postagens orgânicas selecionando o público, como no Facebook;
  • Usar o Google Meu Negócio;
  • Investir em outros recursos de Geomarketing.
Banner de divulgação para potencializar o Marketing Local com o Marketing Digital
4. Ofereça um atendimento de excelência

O maior diferencial do Marketing Local está no RELACIONAMENTO. É importante mostrar ao seu público que sua empresa está atenta e se preocupa em oferecer o melhor para o público.

Facilidade e agilidade na comunicação, seja online ou off-line, são cruciais e decisivos nesse momento.

Viu como o Marketing Local pode otimizar as suas vendas? Trabalhando com um público segmentado pela localização geográfica, é possível personalizar as campanhas de acordo com costumes locais e oferecer experiências únicas. Aproveite o poder do Marketing Digital e turbine sua estratégia.

Referências

Rockcontent

Hub criação

E-goi

Acelera Vix

Consumer Insight

CONSUMER INSIGHT: Conheça seu público 

Programação

A importância da Programação para o Marketing Digital