INFOPRODUTOS: O que é? Quais os tipos?

Com o intuito de educar, informar, entreter ou ensinar uma audiência sobre determinado assunto, os Infoprodutos estão cada vez mais presentes.

Mas o que eles são?

Infoprodutos, ou produtos digitais, são produtos didáticos e que transmitem algum conhecimento ou entretenimento, no formato digital. Ou seja, são comercializados e “consumidos” online.

Por exemplo, quando você se inscreve em algum curso pela internet, você contrata um Infoproduto. Ao baixar um e-book ou assinar uma revista digital, também.

Geralmente, esses tipos de produtos ensinam alguma pessoa a fazer alguma coisa, resolver algum problema, ou oferecem informações para um nicho.

Quais os benefícios dos infoprodutos?

  • É um negócio escalável

O que isso significa? Significa que, após criar e lançar seu Infoproduto, talvez você não precise mais tocar nele, apenas se dedicar às vendas.

Isto é, basta você desenvolver a oferta uma vez. Ela vai ser vendida até quando você a divulgar.

  • É barato para criar e pode ser uma fonte de renda

Os Infoprodutos, geralmente, não necessitam de funcionários, nem recursos extraordinários. Muitas vezes, só um computador com Internet basta.

Além disso, pode se tornar fonte de renda mensal. Claro que é variável, haverá meses que terá mais vendas, outros nem tantas. Mas, se bem divulgado, é garantia de um dinheiro na conta.

  • A logística é fácil

Você paga uma pequena comissão e pode receber muito em troca

Um Infoproduto tradicional fica hospedado em uma plataforma online e é ela quem cuida de tudo.

Isso inclui a “entrega” e a cobrança, entre outras tarefas que exigem tempo, meios e conhecimento.

  • Você tem vendedores e não precisa pagar salário a eles

Infoprodutos são divulgados e negociados através de programas de afiliados.

Funciona assim: o dono de um site ou blog, por exemplo, se cadastra na plataforma para vender o seu Infoproduto e a cada venda, ele recebe uma comissão.

Ou seja, há um incentivo para que mais pessoas tenham acesso e queiram passar adiante o seu Infoproduto.

  • As vendas ocorrem 24 horas por dia

Para quem tem um Infoproduto, não existe horário comercial. Afinal, não tem hora para consumir informação na internet.

Pode ser sábado, domingo ou feriado. Manhã, tarde, noite ou madrugada. Seu Infoproduto está sempre pronto para alguém comprar.

Quais os formatos dos Infoprodutos?

É possível encontrar estes materiais como:

E-books

Quer um Infoproduto que não necessite de interação, seja de fácil assimilação e que possa ser acessado offline depois de baixado da Internet? Então o livro digital (E-book) tende a ser o ideal.

Esse formato de Infoproduto precisa despertar o interesse do público e também necessita de um conteúdo rico, que agregue valor ao leitor e que o posicione como autoridade no assunto.

 

Whitepapers

Whitepapers são como o E-book. Porém, o conteúdo é mais denso.

Geralmente, é composto por pesquisas, dados estatísticos e tem um tom mais acadêmico.

Ele é muito mais textual do que visual, pois tem o objetivo de levar conteúdo especializado ao leitor.

 

Webinar

Um webinar é a versão moderna da videoconferência.

É, basicamente, um “seminário” digital. Pode ser utilizado tanto para fins comerciais quanto educacionais.

Você pode desenvolver um Webinar, por exemplo, para demonstrar um novo produto para o público ou para apresentar conteúdo relevante que reforce a sua autoridade no tema.

 

Cursos online

Essa é uma das metodologias mais abrangentes quando se fala em Infoprodutos.

Além de vídeo-aulas, por exemplo, pode aliar a E-books, Audiobooks e Screencasts, entre outros.

É preciso ter domínio total do assunto e, quanto mais autoridade no tema abordado, mais vendas.

 

Screencasts

Um screencast é um tipo de aula em vídeo capturado da tela. Ou seja, é como se você compartilhasse a tela do seu computador.

Esse é um recurso muito utilizado para demonstrações e aulas didáticas do tipo “como fazer”.

 

Audiobooks

Um audiobook, como o nome indica, é um livro digital em áudio.

Como Infoproduto, é uma proposta muito interessante, pois permite ser “consumido” em diferentes tipos de plataformas e pode ser acessado em qualquer lugar.

 

Podcasts

Assemelha-se com um programa de rádio. O usuário escolhe quando, como e onde ele quer ouvir.

Todo o tipo de tema pode ser alvo de podcasts, mas não esqueça de entregar ao seu público aquilo que ele julga como interessante.

 

Sites de membros

Como o nome indica, um site de membro é um canal privado na internet.

Para ter acesso, os usuários precisam assinar o serviço ou pagar uma taxa de adesão. Só assim terão direito ao consumo do conteúdo exclusivo.

Os sites de membros, também podem ser utilizados dentro de uma estratégia de curso digital. Nesse caso, correspondem à liberação de novos módulos ou aulas, por exemplo.

Outra característica é que também podem se valer de vários outros formatos de Infoprodutos, tanto em áudio como em vídeo ou texto.

 

Revistas eletrônicas

As e-magazines, e-zines, ou simplesmente revistas eletrônicas, são como uma versão digital da revista impressa.

Elas têm periodicidade definida e sempre com conteúdo privado. Ou seja, é preciso se tornar assinante do serviço para ter acesso a ele.

Neste artigo você pode entender o que é, quais os benefícios e os formatos do Infoprodutos.

Mas, ainda quer saber como CRIAR e VENDER esses Infoprodutos?

Esse é assunto para outro artigo, fique ligado no nosso blog!

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Referências

Escola de E-commerce

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A importância da Programação para o Marketing Digital