Trata-se de uma estratégia para vencer a concorrência. Marketing de Guerrilha é muito utilizada por empresas que buscam promover seus produtos e/ou serviços de maneira nada convencional, promovendo uma experiência marcante e memorável em seus consumidores.
“Guerrilha” é definido como um tipo de luta armada em que o inimigo é atacado com ações surpresas. Aplicando essa definição ao Marketing, seria o mesmo que promover campanhas inesperadas, cheias de criatividade, que se destacam sobre sua concorrência.
Ou seja, o Marketing de Guerrilha é uma tática cheia de criatividade, capaz de promover experiências e impactar os consumidores ao divulgar e expor uma marca ou produto. Tudo isso, com um investimento baixíssimo.
História
Apesar de ser conhecido na atualidade por campanhas que viralizam online, o Marketing de Guerrilha surgiu antes da Internet. O conceito foi criado pelo escritor norte-americano Jay Conrad Levinson, em 1984.
Levinson se inspirou nas técnicas utilizadas pelo Vietnã do Norte durante a Guerra do Vietnã. Como dispunham de bem menos recursos que o Vietnã do Sul, que tinha os Estados Unidos como aliados, os norte-vietnamitas utilizavam estratégias para combater e atrasar os inimigos.
Algumas características do conflito armado que ajudam a entender a criação do conceito:
- Confronto direto entre dois participantes
- Um lado mais fraco que o outro
- Recursos inferiores exigindo ações diferenciadas
- Vitória a partir de estratégias únicas.
Foi inspirado nessas táticas que o autor criou, então, o conceito “Marketing de Guerrilha”.
Com o redução no uso de canais mais tradicionais, a ideia foi migrando também para o ambiente virtual. Hoje, a garantia de sucesso de uma campanha de Marketing de Guerrilha é a viralização nas redes sociais.
Por que investir no Marketing de Guerrilha?
Se o objetivo do marketing de guerrilha é fazer mais com menos, fica óbvia a sua importância como estratégia para atingir as metas traçadas, não é mesmo?
Se compararmos o Marketing convencional com o de Guerrilha, não enxergaremos tantas diferenças técnicas. Afinal, todos buscam atrair atenção das pessoas para um produto, serviço ou ideia. Porém, a diferença está na abordagem.
Os anúncios tradicionais, com a correria do dia a dia, acabam sendo facilmente “descartados” pela nossa mente. Por outro lado, as ações do Marketing de Guerrilha são tão chamativas que é quase impossível ignora-las.
Essa estratégia é capaz de provocar uma reação no público, tornar a experiência memorável. Ainda, essas ações podem levar o consumidor a reavaliar suas prioridades e hábitos ou, até mesmo, “provocar” diretamente um concorrente.
Dicas de como fazer um Marketing de Guerrilha eficiente
As campanhas precisam sair da caixa. Por isso, todas elas envolvem muita criatividade e inovação.
Como quase todo mundo tem seu smartphone na mão, podem fotografar, filmar e compartilhar conteúdo, gerando viralização nas redes sociais. O que é um dos principais fatores para uma campanha de sucesso.
Desse modo, aqui estão algumas dicas para realizar uma campanha eficaz:
Conheça bem seus clientes
Compreender quem é o seu público ou quem você deseja alcançar, é fundamental.
Por isso, para uma campanha bem sucedida, deve-se criar as personas do seu negócio. Ou seja, aquelas pessoas que você julga ter o perfil ideal para se tornarem seus clientes.
Dessa forma, é preciso estudar não apenas o mercado, mas também os hábitos de consumo do seu potencial cliente, seus valores, objetivos e necessidades. Assim, você consegue passar a mensagem certa no momento certo.
Se você não tem esse conhecimento, pode pedir ajuda às agências de Marketing.
Descubra onde seu público está
De nada adianta estar com a mensagem certa em mãos se você não fazer com que ela chegue até o público, concorda?
Por isso, o segundo passo é descobrir onde seu público está presente. Ou seja, quais os canais de comunicação que eles mais utilizam.
Vale lembrar que, para garantir uma campanha de sucesso, é importante que ela esteja “sintonizada” à linguagem dos consumidores.
Considere parcerias
Você já ouviu falar em co-marketing?
Basicamente, é quando duas empresas se juntam para atingir um mesmo público, criando conteúdo e promovendo produtos que despertem o interesse dessas pessoas.
No Marketing de Guerrilha, essa parceria entre empresas pode render bons frutos se for bem executada
O ideal é que todos os envolvidos ganhem algo com aquela ação.
Seja autêntico
Sua campanha pode até ser criativa, mas se a ideia por trás dela não for ORIGINAL, ela corre o risco de cair em clichês e não atingir os objetivos desejados.
Sendo assim, realize pesquisas intensas antes de tudo.
Aposte na interatividade
O objetivo é criar uma experiência única para o público, não é?
Logo, as campanhas mais bem sucedidas são aquelas que promovem uma interação com a audiência, mesmo que simples.
Execute com muito cuidado
Este momento é decisivo.
Por envolver lugares públicos e a movimentação de pessoas, cada detalhe da execução deve ser pensado de antemão.
Assim, é preciso pensar em vários elementos que envolvem, diretamente ou indiretamente a ação, para que tudo saia como planejado!
Provoque emoções
Para que a experiência seja memorável, ela precisa provocar reações e emoções nos consumidores, certo?
Então, se o seu objetivo é a divulgação de produtos, por exemplo, a abordagem pode ser feita de forma leve e informal.
Já para retratar assuntos mais sérios e urgentes, campanhas em tom igualmente sério podem ser a melhor solução.
Potencialize o conteúdo produzido
A iniciativa da campanha foi bem aceita pelo público? Que tal produzir e viralizar conteúdos com o marketing digital, relatando essas experiências obtidas?
Nesse contexto, as redes sociais são ótimas armas para potencializar e divulgar o conteúdo, além de fomentar um engajamento com o público.
Ok, você entendeu o conceito, as vantagens e recebeu dicas de como implementar em sua marca… Mas ainda não conseguiu entender como funciona a prática?
Um exemplo é a ação de Marketing de Guerrilha que o Mc Donalds aplicou e fez muito sucesso.
Na imagem abaixo, é possível ver que eles elaboraram uma ação bem simples, mas impactante. Ao cruzar a faixa de pedestres, o público na verdade está caminhando sobre as batatas fritas tão conhecidas da rede de fast-food.
Assim, apesar de simples, essa estratégia atingiu os objetivos do Marketing de Guerrilha: levou o público a uma experiência marcante e impactante, gerou engajamento e interação. E o melhor de tudo: teve poucos gastos.
E aí, está preparado para ter ideias criativas, fora da caixinha e que vão oferecer uma experiência única ao seu público?
Só não se esqueça de caprichar no momento da execução para que tudo ocorra conforme o esperado e que a ação atinja seu objetivo.
Se precisar de ajuda, não hesite em nos procurar!
Tamo junto! 😉
Referências