Podcast como estratégia de Marketing

O consumo de Podcast está em plena ascensão e faz parte do plano de Marketing de muitas empresas. Mas você sabe como funciona e porque eles têm atraído tanta audiência? Até o final desse artigo você vai entender!

O que é?

Sabe quando sua vó ouvia a rádio sentada na cadeira de balanço? É basicamente isso, porém atualizado para o mundo “milenial”.

De maneira bastante superficial, os Podcasts são programas de áudio disponíveis em diversas plataformas de streaming, que você pode ouvir online ou baixar para consumir mesmo quando não houver conexão de internet.

Geralmente, são exibidos em forma de episódios. Dessa forma, os conteúdos podem receber continuações, como em uma série. Talvez essa seja uma boa estratégia para atrair mais atenção do público, através da expectativa e da curiosidade.

Por aceitar todo o tipo de conteúdo, trata-se de uma vasta área a ser explorada. Então, vale a pena usar o nicho do seu negócio como direcionamento para produções. Além de oferecer conhecimento e entretenimento para as pessoas, você fortalece a sua marca.

Trata-se de um material de fácil consumo, já que o consumidor pode ouvi-lo a qualquer tempo, em qualquer lugar e até mesmo enquanto realiza outras tarefas. Além disso, o Podcast possui um formato mais livre que acaba sendo mais agradável também.

Por que utilizar o Podcast como estratégia de Marketing?

Muitas pessoas vivem no imediatismo. Não tem tempo ou interesse de perder minutos lendo algo, por isso preferem escutar enquanto realizam outras atividades.

Usar o Podcast na estratégia de marketing digital é uma ação que pode ampliar bastante o alcance do seu conteúdo. 

Além disso, essa estratégia pode gerar proximidade com o cliente, pois ele pode estar conectado ao seu conteúdo em qualquer lugar e a qualquer momento.

Ainda, o Podcast tem um grande poder de fortalecer a identidade da sua marca. Você pode demonstrar sua autoridade no conteúdo e fidelizar público através da versatilidade das produções.

Guia para vender mais através da internet e usando o Podcast como estratégia

Como utilizar o Podcast no Marketing?

Conheça o seu público

A primeira dica e a mais importante!

É FUNDAMENTAL conhecer o seu público, pois só assim você saberá o que produzir exatamente. Pois, de nada adianta produzir um conteúdo que não gere interesse nos consumidores em potencial. Quando essa atitude não é realizada, você acaba perdendo TEMPO e DINHEIRO.

Então, antes de produzir, confira quem é o seu público, em que plataforma eles estão e se a produção de áudio melhora a resolução das demandas da persona. Além disso, você precisa entender que tipo de linguagem fará mais sentido, qual o formato agradaria mais e quanto tempo seria suficiente para manter a atenção do público. A partir da aquisição de respostas para essas questões, o próximo passo será muito mais seguro.

Estruture o conteúdo

É muito importante o pensamento prévio, a reunião de boas informações, a criação de uma narrativa envolvente e um cronograma de postagens eficiente.

Cumprir o cronograma, e não apenas construí-lo, faz muita diferença na autoridade do seu Podcast. Assim, as pessoas não terão as expectativas frustradas quanto à frequência de postagens, níveis de abordagem e outras questões do gênero.

Invista na qualidade

A qualidade NÃO pode ficar de fora dessa estratégia, pois o profissionalismo aumenta a autoridade do conteúdo que você está oferecendo.

Isso implica reunir bons equipamentos e boa equipe de execução.

Então, aposte em uma produção de série estruturada. Mais do que um bom conteúdo, um Podcast de sucesso precisa entregar uma boa acústica, bons softwares e equipamentos, locutores hábeis e excelência de produção.

Agora que você entendeu mais sobre essa promissora estratégia de Marketing, comece a aplicá-la em sua empresa para obter melhores resultados!

Lembre-se de que o Marketing precisa acompanhar as mudanças da sociedade e da tecnologia para manter a competitividade da empresa. Portanto, vale a pena testar novos métodos para entender como sua empresa deve operar no mundo de hoje, a fim de construir mais afinidade com os consumidores.

Mas, se quiser saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a gente!

Referências

Hoogli

Nerdweb

Agência Crock

Consumer Insight

CONSUMER INSIGHT: Conheça seu público 

Programação

A importância da Programação para o Marketing Digital

Marketing Humanizado

MARKETING HUMANIZADO: Conecte-se com seu cliente!