A importância da Programação para o Marketing Digital

Quando pensamos em Programação, pensamos em coisas complexas e distantes do nosso cotidiano, não é mesmo? Mas saiba que está mais perto do que você imagina! Principalmente se você trabalha ou se interessa pelo Marketing Digital.

Neste artigo, você vai entender como a programação contribui para o Marketing digital. Acompanhe!

Marketing Digital e Programação andam de mãos dadas

A Programação faz parte de diversas estratégias no mundo do Marketing Digital, como: adição de novos parâmetros ao seu código ou de dados brutos do Google Analytics, automatização de tarefas para campanhas ou mesmo falar de uma linguagem mais específica com o pessoal de web.

Para para serem relevantes no mundo digital, as empresas precisam ter um site ou um blog ou, até mesmo, um aplicativo de celular. E é aí que entra o programador.

Os programadores e desenvolvedores possuem a função de criar a melhor experiência ao usuário. São eles os responsáveis pelos códigos que estão por trás dessas aplicações e que respondem às interações das pessoas com elas. Somente com um código bem desenvolvido é possível criar um sistema eficiente.

A programação também está em sistemas mais complexos da área de tecnologia, que envolvem inteligência artificial e aprendizado automático de máquinas. Esse tipo de aplicação resulta em sistemas robustos de análise e tratamento de dados, que geram inteligência para a tomada de decisões e criação de soluções avançadas no Marketing Digital.

E isso depende do desenvolvimento de algoritmos por programadores, que devem criar códigos capazes de tratar grandes quantidades de dados, a fim de torná-los úteis para as organizações, de acordo com os requisitos e necessidades dos usuários.

Por meio da ciência de dados, é possível fazer análises aprofundadas e até previsões sobre o mercado e o comportamento do consumidor. Assim, as empresas desenvolvem inteligência de negócio e criam uma vantagem competitiva no mercado

Programadores automatizam atividades

Muitas empresas buscam automatizar atividades, pensando em reduzir número de pessoas contratadas ou para facilitar e agilizar um processo que levaria tempo. O programador é responsável por isso.

A programação é capaz de desenvolver uma inteligência artificial. Trata-se de uma área da tecnologia que desenvolve sistemas e algoritmos para que as máquinas possam pensar e realizar tarefas humanas. Elas podem raciocinar, descobrir significados, analisar o ambiente, aprender e tomar decisões, assim como uma pessoa faria. Porém, isso acontece com muito mais capacidade de processamento e menos chances de erros que o cérebro humano.

Embora muitas vezes a gente não perceba, esse tipo de solução já aparece em diversas aplicações do nosso dia a dia. Por exemplo, quando você faz uma busca no Google, conversa com o chatbot de um site ou recebe uma recomendação de produto de um e-commerce, está interagindo com tecnologias de inteligência artificial.

5 aplicações práticas da programação no Marketing Digital

Para que você entenda melhor como a programação é usada no Marketing Digital, trouxemos aqui algumas aplicações práticas:

1. Desenvolvimento de sites e aplicativos

A aplicação mais evidente da programação no Marketing Digital é a criação de sites e aplicativos, além de Landing Pages, plugins, scripts e outros tipos de soluções.

O desenvolvimento web e mobile depende da criação de códigos que permitem a interação entre máquinas e humanos. E os programadores são responsáveis pela eficiência dessa interação.

2. Otimizações de SEO

SEO é a otimização de sites e páginas da web para que eles conquistem melhores posições nos buscadores, como o Google, por exemplo.

Para melhorar esse posicionamento, é preciso realizar uma série de otimizações e ajustes nas páginas, que muitas vezes exigem um conhecimento mais técnico na codificação. Remover espaços desnecessários nos códigos, melhorar a velocidade do site e criar páginas responsivas são exemplos de técnicas de SEO que mexem com programação.

3. Segmentação de mercado

À medida que os algoritmos aprendem sobre os comportamentos dos usuários, é possível segmentar campanhas de anúncios para eles.

Dessa forma, programadores aplicam sistemas de Machine Learning para identificar padrões de comportamento e direcionar o anúncio mais relevante para cada pessoa.

Assim, a segmentação se torna muito mais precisa, já que se baseia em dados reais no lugar de características genéricas sobre o público, como idade, gênero e localização.

4. Recomendações de produtos

A programação também permite criar sistemas de recomendação de produtos. À medida que os usuários e clientes interagem com um site ou e-commerce, eles deixam pistas sobre seus gostos e interesses.

Então, um sistema de recomendações personalizadas pode sugerir produtos e serviços que eles tenham mais chances de gostar e comprar.

Isso pode acontecer em vitrines na loja virtual ou no envio de Email Marketing, por exemplo. Assim, as ofertas personalizadas têm mais chances de agradar o cliente e gerar receita para o negócio.

5. Chatbots

Chatbots são sistemas de inteligência artificial programados para interagir com outras pessoas de forma muito semelhante aos seres humanos. O desafio dos chatbots é compreender a linguagem humana e oferecer respostas inteligentes, não apenas frases pré-programadas, que podem dificultar as interações humano-máquina.

Enquanto conversam com clientes no serviço de atendimento ao consumidor, por exemplo, os robôs aprendem quais são as perguntas mais frequentes, compreendem o que as pessoas estão querendo saber e oferecem as respostas que elas precisam.

Qual a importância de um programador em uma agência de Marketing?

Programadores e desenvolvedores são os profissionais que possuem conhecimento técnico para desenvolver sistemas básicos e complexos, sites de todos os tipos, softwares de inteligência artificial e outras diversas soluções que exigem o desenvolvimento de códigos.

Portanto, equipes de Marketing que possuem profissionais de várias áreas, também possuem mais serviços para oferecer aos seus clientes.

Assim, com um programador na sua equipe, você pode ofertar o desenvolvimento de sites, páginas, aplicativos, melhor posicionamento no Google, além de desenvolvimento de softwares e outros tipos de soluções digitais.

Referências

Agencia Platz

Resultados digitais

Consumer Insight

CONSUMER INSIGHT: Conheça seu público 

Marketing Humanizado

MARKETING HUMANIZADO: Conecte-se com seu cliente!