DROPSHIPPING: Loja sem estoque

Já ouviu esse termo? Mesmo que não conheça, é BEEEM provável que já tenha utilizado grandes plataformas como Amazon, eBay, Shopee, AliExpress, não é mesmo? Sabia que elas são lojas Dropshipping? Pois é, e através dessa estratégia faturam muito dinheiro.

Até o final desse artigo você entenderá o significado, como funciona e quais seus benefícios.

O que é?

Dropshipping” vêm da união das palavas “drop” e “shipping”, que significa “soltar” e “remessa”, respectivamente.

Essa expressão traduz uma modalidade de vendas que tem como partida um e-commerce, porém, não é o lojista o responsável pela entrega da mercadoria, mas sim o fornecedor.

Em outras palavras, trata-se de um “intermediador”. Ou seja, o dono da loja virtual se preocupa com a venda, mas passa a responsabilidade da entrega e qualidade do produto para o fornecedor.

E, por isso, dei o nome do artigo de “loja sem estoque”. Pois é um método de vendas no varejo, no qual o vendedor não tem nenhum produto em estoque, ele é responsável, apenas, pela venda e marketing da mercadoria.

Como funciona Dropshipping?

1º Os vendedores importam as listas de produtos dos fornecedores parceiros

Essas listas deve ser atualizadas em tempo real, assim, logo que alguém compra em qualquer uma das lojas que dependem do mesmo estoque atacadista, o item é removido.

2º O cliente realiza os pedidos na loja

Aqui o cliente é conquistado pelo marketing do administrador da loja virtual ou marketplace.

Nesse momento, você recebe o valor total da compra, com o peço que definiu. Todo processo de pagamento e feito na plataforma do vendedor.

3º Vendedor envia as ordens de compra do cliente para o fornecedor

Quando o cliente finaliza o pedido, a loja Dropshipping notifica ao fornecedor sobre a compra, bem como os dados pessoais de entrega do consumidor.

Nesse momento, o fornecedor recebe o valor do preço de atacado do produto e o lojista retém seu lucro.

4º Fornecedores realizam as entregas aos clientes

Ao ser notificado, o fornecedor assume a responsabilidade da qualidade do produto e da entrega.

Quando chegar ao endereço do cliente, o processo de venda pode ser finalizado. Porém, se o cliente quiser trocar ou devolver o produto, isso também é feito na plataforma do vendedor. Ele deve repassar a solicitação do cliente ao fornecedor, que, por sua vez, executa a logística reversa.

Ainda está confuso? Eis um exemplo:

Você, microempreendedor, criou uma loja virtual de celulares no modelo Dropshipping.

Para ter sucesso, investiu em design, marketing de conteúdo e estimulou o tráfego para atrair usuários.

No momento que o consumidor finaliza a compra no seu site, começa uma nova etapa. Nela, as informações da negociação são direcionadas automaticamente para o fabricante, que fica responsável pelo envio do produto ao cliente.

Você intermediou a venda, convenceu o cliente a levar o produto. Logo, tem uma parcela dos lucros.

É uma via de mão dupla. Você não precisou se preocupar com investimento estrutural e o fabricante foi beneficiado com divulgação e marketing terceirizado.

Quais os benefícios do Dropshipping?

Baixo investimento inicial

Nesse modelo, você pode iniciar sem muitos recursos. Pois, não é necessário investimento inicial em produtos, mão de obra e matéria prima, por exemplo.  

Você sequer precisa investir em um local físico. É possível trabalhar apenas com um computador ou smartphone.

Terceirização de estoque e logística

Estoque e logística são áreas sensíveis para a operação de um e-commerce. Afinal, entregar um produto errado ou não cumprir o prazo de entrega afetam diretamente a experiência do consumidor.

Por isso, essas áreas costumam gerar altos custos para os vendedores e ocupar boa parte das suas rotinas.

No dropshipping, porém, você pode se dedicar somente à venda e deixar a responsabilidade de estoque e logística para os fornecedores, que têm maior expertise nessas áreas.

Consegue atingir diferentes perfis de clientes

No Dropshipping você consegue negociar com diferentes fornecedores e pode trabalhar com um diversidade de produtos, al

Até aqui… o que você achou desse modelo? Te atraiu? Acredita que Dropshipping é para você?

Então se liga!

Se você não quer ou não pode investir em uma estrutura para armazenar produtos, esse modelo de e-commerce pode ser a sua chance de ganhar dinheiro com vendas online sem precisar manter um estoque.

Mas lembre-se que, embora você não precise se preocupar com estoque e logística, também não tem controle sobre essas atividades no fornecedor, o que pode trazer algumas complicações.

Se você está começando, o baixo investimento inicial e a gestão simplificada do negócio podem ser atrativos.

Porém, você deve saber que precisa investir em marketing, escolher bons fornecedores e contratar uma boa plataforma de vendas para atrair os clientes e conquistar sua confiança.

Se você está pensando em atuar no mercado de Dropshipping ou está buscando ampliar seu empreendimento com esse método, e ainda ficou com alguma dúvida, nos procure nas redes sociais e entre em contato!

Estamos à disposição!

Referências

Escola de Ecommerce

Neilpatel

Consumer Insight

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MARKETING HUMANIZADO: Conecte-se com seu cliente!