VIDEOMAKER: O que é? Qual sua função?

Vídeos sempre foram muito utilizados para vender produtos e ideias. Porém, com as novas exigências das redes sociais, as empresas precisaram potenciar esse tipo de mídia. Dessa forma, o Videomaker vem sendo bastante solicitado para ajudar as empresas a compartilharem seu conteúdo e atingir e engajar com o público.

“Videomaker” significa “aquele que faz vídeos”. Ou seja, esse profissional é responsável pela captação, edição e finalização de materiais audiovisuais.

Entretanto, dependendo do cliente e da produção, é necessário uma equipe para a dar conta de todos elementos.

O Videomaker cuida de todas as etapas da produção audiovisual, desde a filmagem, até a edição. Assim, para que você entender melhor, vamos explicar detalhadamente o que esse profissional faz em cada etapa da produção de vídeo:

Pré-produção

Nesse momento, é realizada as diretrizes da produção:

  • Brainstorming

Nessa etapa, o Videomaker, juntamente aos membros da equipe (caso tenha) e os contratantes definirão o projeto do vídeo, o que será registrado. Em outras palavras, é aqui que a semente da criatividade começa a ser cultivada.

  • Briefing

Com as ideias já selecionadas, é preciso definir o processo e estrutura do vídeo. Assim, é no momento do Briefing que se define quais as ferramentas e equipamentos que serão utilizadas, a ordem dos “takes”, a função de cada membro da equipe. Ou seja, é nessa etapa que é realizado o roteiro.

Produção

Após o planejamento, é hora de dar vida a projeto.

Nesse processo, o Videomaker é responsável por orientar e seguir as instruções do roteiro que foi elaborado na pré-produção.

Logo, é aqui que profissional terá que garantir a execução de todos os processos de gravação em ordem lógica. Ou seja, garantirá os processos de movimentação de câmera, pista, organização do cenário, sequência de falas, direção dos atores, entre outros.

Pós produção

Momento de dar lógica e conectar as cenas.

Posteriormente às gravações, é preciso cuidar dos detalhes para que a produção fique exatamente da forma que foi planejada. Essa etapa de pós produção é dividida em edição e exportação.

A edição é onde o vídeo é finalizado. Isto é, o momento que o Videomaker fará os corte necessários, posicionará as cenas em ordem lógica, tratará o áudio, além de adicionar os efeitos especiais.

Com o vídeo editado, o material segue para a equipe analisar e ver se está tudo como desejado. Dessa forma, uma vez aprovado, o material é exportado e lançado para que o cliente utilize onde e quando quiser.

O que é preciso para ser um Videomaker?

É indispensável que o Videomaker seja CRIATIVO e INOVADOR. Ele precisa estar sempre atualizado e carregar uma bagagem de referências e estilos de arte e ter uma visão fértil e comercial.

Além disso, é necessário que tenha conhecimento técnico em edição, finalização, tratamento de imagem, captação de cenas, manuseio de equipamentos de câmera e áudio. A partir daí, é preciso dominar softwares específicos para cada etapa, como Photoshop, Lightroom, Illustrator, Premiere Pro…

Qual o campo de atuação?

Com o mercado em crescimento, o Videomaker tem diversas áreas disponíveis para atuar. Algumas delas são:

  • Videoarte: é a forma artística que usa a tecnologia como meio para transmitir uma ideia ou sensação, dentro de um conceito de “cinema expandido”;
  • Vídeos institucionais e Youtube: desde filmes apresentando uma empresa ou organização, contando sua história, até entrevistas, documentários;
  • Vídeo de eventos: vídeos de festas de aniversário, casamentos, partos, batizados, ou acontecimentos, como congressos e feiras. É a área responsável por cobrir o evento. É preciso lidar com o desconhecido, com o imprevisto, acompanhar a velocidade do evento, respeitando as pessoas e a carga emocional que estas carregam naquele momento;
  • Videoclipes: é um captação bem artística, responsável por oferecer vida à música, conta uma história ou reflete a emoção de um “ao vivo”.

Qual a diferença de um Videomaker e um Filmmaker?

Até agora falamos sobre todos os processos que envolvem o trabalho de um Videomaker, mas é comum a pessoas confundirem com outra profissão bastante semelhante, o Filmmaker.

A principal diferença deles está para quem eles trabalham.

O Filmmaker é o especialista responsável por projetos cinematográficos, como filmes, séries e programas de TV. Por isso, seus recursos costumam ser mais volumosos e contam com uma equipe grande.

Já o Videomaker tem uma área de atuação voltada para o Marketing e a Publicidade, trabalha com produções específicas e busca atrair clientes para seus colaboradores.

Este, tem diversas funções e seu trabalho leva horas e até dias para concluir e entregar um projeto. Por isso, tanto o cliente, quanto o profissional, precisam ser pacientes e precisos.

Este artigo foi útil? Deixa sua opinião para a gente! 😉

Referências

Aicinema

Tutano

Rock Content

Consumer Insight

CONSUMER INSIGHT: Conheça seu público 

Programação

A importância da Programação para o Marketing Digital