Social Listening: Melhore a comunicação com seu cliente

NENHUMA estratégia de Marketing é completa sem Social Listening! Isso, porque para obter sucesso em alguma estratégia, é preciso saber os interesses e necessidades do público, entender a relação dele com os produtos e serviços, melhorar o atendimento ao cliente e até monitorar a concorrência.

Social Listening pode ser traduzido como “escuta social”. Ou seja, como o próprio nome sugere, é uma técnica que reúne estratégias para monitorar e criar uma estratégia a partir dos comentários, conversas e termos utilizados pelos usuários para e referirem à sua marca.

Imagine a situação: você é dono de uma loja de roupas. Durante o atendimento, escuta dois clientes conversando, um elogiando suas peças e o outro comparando com uma marca X.

Este mesmo cliente, no entanto, conta que é fã das suas calças e acha o atendimento ótimo. Analisando outros pedidos, você vê a oportunidade de ampliar esse serviço e reúne estratégias para melhorar as suas outras peças, como camisetas.

Esse exemplo mostra a dinâmica do Social Listening, método poderoso para elevar a satisfação dos seus clientes. Pois, além de reunir feedbacks e comentários sobre a empresa, o listening acompanha conversas sobre o seu nicho de atuação e temas relacionados ao seu negócio. Isso inclui as novidades da concorrência, tendências do setor e mudanças no comportamento do público, que podem impactar seus resultados.

Social Listening x Monitoramento de Redes Sociais: Qual a diferença?

Apesar de parecerem, Social Listening e monitoramento de redes sociais não são a mesma coisa. 

Primeiro, porque o monitoramento de redes sociais se limita às redes sociais e é uma prática reativa, ou seja, os clientes interagem e a marca responde. Ainda, as métricas como número de menções e taxa de engajamento são o foco do monitoramento.

Já o Social Listening, por outro lado, dá ao monitoramento de redes sociais uma finalidade estratégica. Neste caso, a equipe “escuta” os usuários em um amplo leque de canais e avalia o sentimento em relação à marca e à concorrência. A ideia é entender o que chama a atenção do público.

Resumindo, então, o monitoramento de redes sociais faz parte do Social Listening, que realiza diversas ações de rastreamento e utiliza as informações coletadas para “responder” consumidores na prática

Benefícios do Social Listening

Hoje, mais do que nunca, a internet pode alavancar ou destruir a reputação das empresas. Sendo assim, o Social Listening ajuda a prevenir erros, polêmicas e desgastes, sinalizando o que está em alta e o que está em baixa a respeito da empresa.

Ao promover a sintonia com o público, o listening também contribui para uma experiência aprimorada, que surpreende os clientes através do portfólio e do relacionamento. 

Outros benefícios são:

  • Indica a efetividade das comunicações;
  • Avalia a concorrência;
  • Indica a necessidade do seu consumidor, levando ao desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Revela onde seus concorrentes erraram, para que você não cometa os mesmos erros;
  • Reduz o impacto negativo de reclamações na internet, através de intervenção e solução;
  • Permite avaliar não só a quantidade de engajamentos, mas também a qualidade das interações nas redes sociais;
  • Indica se as campanhas e ações entregam o que o público espera;
  • Aponta os pontos fortes e frágeis da marca;
  • Destaca as plataformas em que seu público é mais ativo e está mais satisfeito;
  • Mantém a empresa à frente das tendências do mercado e do momento, impulsionando o engajamento;
  • Fomenta a conexão com os clientes, aumentando a satisfação;
  • Ajuda a qualificar leads para venda, gerando conversões de alto valor.

Passo a Passo e Dicas de Social Listening

Seja qual for o porte da empresa e o número de canais monitorados, o Social Listening segue quatro etapas básicas:

  1. Monitoramento: como vimos, é a etapa que ocorre o acompanhamento de menções sobre a marca, os competidores e palavras-chave relacionadas ao seu negócio;
  2. Escuta: classifica as menções conforme o humor (positivo, neutro ou negativo) e a relevância dos dados;
  3. Análise: interpreta as menções selecionadas levando em conta o contexto da empresa, a realidade do setor e do mercado;
  4. Definição de estratégias: nessa etapa ocorre o planejamento das ações com base no Social Listening. Abrange desde gestos simples, como respostas em redes sociais, até projetos como rebranding ou desenvolvimento de novos produtos.

Esse processo é um ciclo, ou seja: sempre que novas estratégias são implementadas, é preciso reiniciar e verificar a repercussão das ações. Dessa forma, sua empresa promove a melhora contínua da experiência do usuário.

Existem ferramentas de marketing digital próprias para automatizar o Social Listening: o Tweetdeck (para Twitter) e o Google Trends (Google) são gratuitos e auxiliam na sondagem de termos nas redes. Entre as plataformas pagas, estão o Hootsuite, Sprout Social e Brandwatch.

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Referências

Comunicadores

Negócios SC

Digital House

Marketing Digital na Área da Saúde

A Importância do Social Media para Clínicas Médicas

Consumer Insight

CONSUMER INSIGHT: Conheça seu público 

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