MARKETING HUMANIZADO: Conecte-se com seu cliente!

Você sabe o que é marketing humanizado? Até o final desse artigo você entenderá a definição, importância e como colocar em prática esse importante conceito!

Quando falamos de construção de um modelo de negócio de sucesso, o bom relacionamento com o consumidor é fundamental. E é aí que entra o Marketing Humanizado.

Com o desenvolvimento da tecnologia, fatores “humanos” acabaram se afastando. Entretanto, sabe-se que para conquistar clientes, é preciso que ocorra uma “identificação”. E sabemos, também que humanos se identificam com humanos e não com máquinas.

O Marketing Humanizado, assim como o nome já sugere, é aquele que busca humanizar os processos e estabelecer conexão com os usuários.

Atualmente, os consumidores não querem apenas consumir, mas sim ter uma boa experiência durante todo o processo de compra.

É importante que a empresa se lembre que do outro lado da tela existem pessoas.

Vale ressaltar que não existe apenas uma forma de implantar essa ação, cada empresa pode fazer do seu jeito, sem seguir nenhuma fórmula pronta.

Conceito de Marketing Humanizado

Essa prática tem como meta proporcionar uma verdadeira intimidade entre os usuários e a marca que eles consomem, formando uma ligação única entre a instituição e os seus consumidores.

Em consequência disso, é alcançado um maior engajamento daqueles que acompanham a empresa, assim como a popularização dela entre aqueles os usuários do produto/serviço.

Desta maneira, o Marketing Humanizado é uma tática direcionada a criar um relacionamento com o consumidor por meio da exploração dos bons sentimentos, da empatia, identificação e da ética nas condutas.

A sua meta é proporcionar uma excelente experiência em todo o processo comercial. Dessa forma, a empresa deve conhecer quais os desejos e necessidades do seu público e como o produto ou serviço em questão pode auxiliar a resolver esse problema.

Além disso, é preciso humanizar todos processos, para que o indivíduo sinta que ele não é meramente um número, mas que está envolvido em uma coisa grande e simbólica.

Qual a importância de uma comunicação Humanizada?

Ao oferecer um processo automático, com roteiro prévio e sem interações humanas reais, com as as mesmas frases repetidas, utilizando chatbots para atendimento, você afasta o cliente da sua marca.

Apesar da evolução da tecnologia, os clientes ainda buscam o atendimento humano e valorizam as empresas que investem nisso.

Os conteúdos humanizados possuem o poder de criar conexão com as pessoas e fortalecer as relações da companhia com o seu respectivo público.

Assim, com o Marketing Humanizado, os usuários criam confiança na empresa, pois ela demonstra se preocupar seus clientes, além de estar disponível para resolver suas eventuais “dores”.

Em linhas práticas, esse envolvimento tem o potencial de gerar a fidelização dos clientes e a otimização das vendas, o que consequentemente aumenta o faturamento da empresa.

Como aplicar o Marketing Humanizado?

Não ache que humanizar sua empresa é um processo rápido. Demanda tempo e dedicação.

Não tem como fugir do estudo de marca, cliente e do serviço/produto a ser oferecido.

Além disso, é preciso avaliar as circunstâncias do negócio, reconhecer as limitações da empresa e esquematizar aquilo que deve vir primeiro e o que é preciso deixar para depois.

Desse modo, em quatro etapas simples, é possível aplicar o Marketing Humanizado:

  • Conhecer o próprio público

Conhecer o público-alvo e definir bem a persona é o primeiro passo para inserir o Marketing Humanizado na atuação prática de um negócio. É somente dessa forma que o empreendedor pode descobrir o que, como e quando realmente o seu público necessita.

  • Fazer uso das redes sociais

Através desses canais de comunicação, você consegue se aproximar do seu público. Seja através de posts, stories, mensagens, e-mails.

É nas redes sociais que a mágica acontece! É onde o cliente se identifica, cria interesse pelos valores da sua empresa e se interessa pelo produto e/ou serviço que ela oferece.

As redes sociais ciam um cenário perfeito para interação íntima e espontânea.

  • Apostar no storytelling

Para vender é necessário criar uma boa narrativa. Dessa forma, Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos, em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível e fazer com que o leitor se conecte emocionalmente.

  • Começar a mudança dentro da empresa

De nada adianta pregar a humanização da marca, se dentro da empresa falta isso.

Busque estar se conectado com seus colaboradores, saber como eles estão e, claro, interagir com eles. Crie um ambiente agradável de trabalho, motive sua equipe e esteja presente, dentro e fora das redes sociais.

Vale lembrar…

O Marketing Humanizado não precisa necessariamente ser utilizado apenas como ferramenta para aumentar o número de vendas e otimizar a conversão da sua empresa.

Essa estratégia também é importante para a construção de um relacionamento com o consumidor e os leads em potencial.

Oferecer uma comunicação humanizada permite maior senso de identificação com a marca, assim como aumenta as chances de engajamento com seu público.

Além disso, o Marketing Humanizado é um dos caminhos eficazes para o processo de fidelização do consumidor, potencializando uma estratégia bastante importante: o marketing de indicação.

Por isso, uma publicidade mais humana não só é vantajosa, como também é uma das maiores prioridades dos negócios do mercado atual

Invista na HUMANIZAÇÃO! Nem tudo é sobre números e automatização!

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Referências

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