Na era do Marketing Digital, o Marketing de Influência tem ganhado força, pois é capaz de trazer resultados satisfatórios.
Você sabia que o brasileiro passa, em média, 9 horas conectados à internet? E, dessas horas, grande parte é gasto nas redes sociais?
Com todas as redes sociais, blogs e outras formas de produzir conteúdo, algumas pessoas se destacam em produção de conteúdo digital e se tornam grande influência na tomada de decisões de compra daqueles que as seguem e acompanham.
Ou seja, o Marketing de Influência nada mais é que utilizar essas pessoas como uma estratégia para alcançar clientes fiéis.
Os produtores de conteúdo, também conhecidos como influenciadores digitais, possuem a função de criar uma ponte entre a marca e o público influenciado, gerando novos clientes, valor e confiança para a marca.
Os influenciadores geralmente conseguem esse poder pois as pessoas se identificam e se sentem “próximos” à eles, gerando uma confiança sob o produto e/ou serviço divulgado.
Quem são esses influenciadores?
São pessoas presentes nas redes sociais e outros veículos digitais que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo, logo, possuem um alto poder de influência sobre elas.
Os influenciadores podem ser do segmento humorístico, estético, educativo, moda, entre outros.
Dois exemplos são os influenciadores Whindersson Nunes e Thássia Naves. Com milhões de seguidores e “fãs”, conseguem influenciar muitas pessoas, aumentando a clientela e consolidando o público das marcas que os procuram.
Pessoas confiam em “pessoas comuns” mais do que atrizes e atores, pois se identificam com elas. Além disso, esses influenciadores, além da indicação ao produto, entregam conteúdo. Ou seja, oferecem sua opinião, mostram passo a passo, como aplicam aquilo no dia a dia, etc.
Por que investir no Marketing de Influência? Quais os benefícios?
Uma pesquisa realizada pelo Marketplace de Influencers Tomoson aponta que 51% dos profissionais de Marketing afirmam que esse método pode trazer clientes mais qualificados para se tornarem consumidores da marca.
Além disso, 22% dos participantes apontaram o Marketing de Influência como método mais rápido de aumento de aquisição de clientes.
Esse método, além de resultados reais, também oferece:
- Acessibilidade: não é necessário um grande orçamento para aplicar o Marketing de Influência, você pode oferecer permuta de serviços, por exemplo;
- Confiança: a sensação de proximidade que os seguidores têm de seus influenciadores faz com que as informações que eles oferecem sobre determinadas marcas e produtos pareçam mais confiáveis.
- Alcança o público certo: o Marketing de Influência segmenta o público, pois os influenciadores já possuem sua audiência construída em seu segmento. Logo, para que seja um estratégia efetiva, é preciso de uma análise de qual influencer impacta o público-alvo da marca;
- Potencializa a imagem da marca: além de conquistar novos clientes e seguidores, é possível permear propostas institucionais da empresa pelos influenciadores. Associar uma empresa a um produtor de conteúdo digital (muitas vezes, denominado imperador/imperatriz da marca), melhora o rankeamento nos sites de busca;
- Enriquece a estratégia de conteúdo: deixar que o influenciador construa o conteúdo com informações relevantes impacta no planejamento de mídia social da empresa. Assim, cria-se uma abordagem autêntica, original e com um alcance maior para o público-alvo.
Como aplicar o Marketing de Influência no seu negócio?
Tenha objetivos!
Você quer divulgar um produto? Gerar leads? Reforçar seu branding? Pontue onde você quer chegar, qual seu orçamento disponível, qual o tamanho da sua empresa, qual nicho você deseja atingir e, por fim, qual ou quais influenciadores ajudariam você alcançar seus objetivos.
Conheça seu público!
Tenha muito bem definido quem é a sua persona, quais os hábitos dela e o tipo de material digital que ela consome.
Se você ainda não tem uma persona definida, você pode pedir ajuda à agências de Marketing Digital. Elas entenderão seus clientes, quais os canais digitais que mais utilizam, os influenciadores que eles acompanham e o que mais influencia na tomada de decisão de compra por parte deles.
Encontre os influenciadores certos!
Não se baseie apenas em números! Procure influenciadores que tenham um público parecido ou igual ao seu, ou o qual você quer atingir.
A linguagem que eles utilizam, a impressão que eles passam, os veículos que eles utilizam são fatores relevantes na hora de escolher os influenciadores para sua marca.
Ferramentas como NinjaOutreach e Buzzsumo são bem utilizadas para encontrar influenciadores através de palavras-chave.
Planeje suas ações em conjunto com o(s) influenciador(es) escolhido(s)!
Após encontrar o influenciador ideal para sua estratégia, basta entrar em contato e conversar sobre a contratação e como a ação será realizada.
É importante formalizar o acordo por meio de um contrato, especificando as ações em conjunto com ele, o tempo de veiculação, exigências de exclusividade, o pagamento, quantidade de posts, entre outros fatores.
Não se esqueça de alinhar as expectativas e deixa claro o objetivo a marca e o que é necessário ser produzido. Além disso, ofereça liberdade ao influenciador para colaborar com ideais na produção de conteúdo.
O Influenciador vai chegar ao público, mas são estratégias de Marketing que levarão a venda!
O influenciador sozinho pode não gerar nenhuma venda. No entanto, com um conjunto de estratégias, esse sim irá ajudar a melhorar seus resultados.
A audiência do seu influenciador pode ser convencida a procurar seu produto, mas se você não for transparente em seus canais de comunicação, não possuir conteúdos complementares, não oferecer contato, pode ser que ele desista de realizar a compra.
É preciso que exista uma conexão real de genuína do cliente com a marca.
As agências de publicidade têm papel importante nessa relação entre marcas e influenciadores, visto que são elas que normalmente agem de forma mais operacional, trabalhando com a marca para escolher o influenciador e também de forma mais estratégica, ajudando uma empresa a definir como será o processo para atingir o seu público da melhor forma.
Se você precisa de ajuda, conte com a gente!
Referências