6 erros comuns ao contratar uma empresa de Marketing

Está pensando em contratar uma agência de Marketing para alcançar mais clientes, subir a concorrência e lidar com as demandas digitais? Cuidado para não cometer erros “comuns” e, nisso, perder tempo e dinheiro.

Saiba que só paixão não sustenta seu negócio. É preciso traçar estratégias.

Como diz o ditado popular “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. Entretanto, é preciso estar atento à algumas armadilhas que você pode encontrar no caminho.

Dessa forma, para que você não se prejudique, elegemos 6 erros que muitos profissionais cometem quando vão contratar profissionais da área do Marketing para lidar com seu negócio:

1. Procurar uma agência sem antes definir um orçamento para o Marketing

Este é o TOP 1, sem dúvidas!

Antes de procurar qualquer agência, é preciso fazer uma reunião interna e definir o orçamento à disposição para as ações de Marketing.

Alinhar o orçamento com os objetivos a curto e longo prazo do seu negócio é essencial antes de consultar futuros prestadores de serviço.

Sem planejamento financeiro, sua empresa pode encontrar problemas como a contratação de soluções baixas ou o baixo retorno de investimento.

Além disso, sem essa organização, qualquer agência contratada terá dificuldade em elaborar uma estratégia de Marketing com foco e eficiência.

2. Não perceber que as agências possuem diferentes backgrounds

Apesar de muitas agências oferecerem serviços que, à primeira vista, são muito parecidos entre si, cada uma delas tem uma história e uma especialidade diferente.

Dessa forma, é preciso estabelecer quais os canais midiáticos que você quer que sua marca ou produto apareçam e por onde deseja captar clientes.

Por isso, pesquisar o background de cada agência é necessário para contratar os serviços de Marketing ou comunicação mais adequados à sua empresa.

3. Acreditar que a agência fará “o marketing” da sua empresa.

Você pode contratar a melhor e a maior agência do mundo, mas se você está esperando que o Marketing da sua empresa se construa externamente, você está enganado.

O Marketing está ligado internamente ao seu negócio. Fazer Marketing é muito mais eu colocar um outdoor na rua e fazer posts para seu Instagram.

Vivemos em uma era de MARKETING DE RELACIONAMENTO, ou seja, sua empresa deve “se conectar” com o público-alvo. Suas mídias devem oferecer um canal aberto de comunicação para o consumidor.

Assim, uma agência de Marketing jamais poderá se posicionar por você, ser você e educar seus funcionários a terem sua essência.

O Marketing começa dentro da sua empresa. Começa em você, dono do negócio.

Uma agência, sozinha, não tem como saber onde sua empresa está, onde quer chegar e como trilhar esse caminho se o Marketing interno não estiver lado a lado para orientar.

Portanto, para as estratégias de Marketing funcionarem, você deve mostrar o caminho para a agência, oferecer auxílio, apoio e os materiais necessários às agências. A partir daí, as agências te oferecerão estratégias e meios de chegar onde você deseja.

4. Não entender de Marketing

Não estou dizendo que você precisa de um estudo formal, mas sim entender os conceitos básicos e as estratégias que são viáveis ao seu negócio.

Isso porque é importante você entender o que as agências devem  e/ou estão fazendo com sua empresa. Logo, também é necessário que você desenvolva a capacidade de analisar os resultados que as agências trazem.

Agindo assim você evitará falhas, investimentos nos lugares errados e até mesmo ser “enganado” por outros profissionais. 

Além disso, quando você se empodera do Marketing da sua empresa, não importa se um funcionário pede demissão, se alguém precisa sair de férias ou se você precisa trocar a sua agência.

A estratégia está em você, implementada na sua empresa e não centrada em uma pessoa ou externamente. 

Percebe os benefícios? 

5. Considerar apenas o preço do serviço

A expressão popular “o barato sai caro” diz tudo.

Nem sempre o preço elevado é garantia de um bom resultado, mas também pode ser que quem cobra um valor menor seja menos confiável.

Marketing é um serviço e, como tal, diferentes variáveis devem ser consideradas além do preço, como: credibilidade no mercado, metodologias, processos, valores e princípios da agência prestadora do serviço, entre outros.

Portanto, antes de escolher uma agência, procure olhar além do preço e procure entender a história dessa empresa, quais clientes ela atende, qual a sua forma de trabalho, qual a estrutura de sua equipe… E, se possível, converse com algum cliente da agência antes de contratá-la.

6. Preocupar-se somente com resultados a curto prazo

Uma estratégia eficaz de Marketing não tem como ser implementada do dia para a noite.

A marca precisa passar por diferentes estágios de amadurecimento antes de conquistar reconhecimento no mercado e diferentes canais de comunicação precisam ser construídos em cada um desses momentos.

Por exemplo, não adianta você investir em Tráfego pago sem definir o público alvo, sem se dedicar à publicidade, movimentação das redes sociais… Ou seja, não adianta investir em anúncios e não ter outros canais com conteúdo que transmitam credibilidade à marca/produto.

Por fim, deixamos algumas dicas extras para você considerar na hora de contratar um agência de Marketing:

  • Tenha consciência de que a agência tem a função de fornecer algumas orientações, sugestões de conteúdo e alguns materiais e instrumentos para você atingir seu objetivo. Entretanto, as pautas devem partir de você! Esteja alinhado com a sua estratégia de negócio;
  • Você é quem está diretamente ligada ao seu cliente, use estas informações como instrumentos para as agências. Assim, gerar conteúdos que façam seus clientes se conectar com sua empresa, será mais fácil;
  • Cards bonitos não dão resultados, eles ajudam a ter uma rede social organizada, mas muitas vezes deixam a comunicação fria. Se possível, humanize sua empresa/marca. Deixe claro seus valores, mostre sua equipe, o ambiente de trabalho. “Dê as caras”;
  • Contrate uma agência para te apoiar, não cobre dela o que elas não vão conseguir fazer por VOCÊ.

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