GESTOR DE TRÁFEGO: O que é? O que faz?

O que é o que é: pessoa que visa atrair mais visitantes para sua página online através de anúncios? Se você respondeu Gestor de Tráfego, você ACERTOU! Esse profissional é responsável pela compra de cliques em canais pagos, como Google e Facebook Ads.

Qualquer marca procura prospectar clientes. Seja no digital ou no físico.

No mundo digital, chamamos isso de “Tráfego”, ou seja, atrair pessoas interessadas no seu conteúdo/produto, levando-os para seu site, landing page, mídias sociais…

O Tráfego pode ser Pago ou Orgânico (não sabe do que estamos falando? Tem um post no blog te explicando certinho! Confere clicando aqui). No caso do Gestor de Tráfego, sua função está relacionada ao Tráfego Pago.

O que faz um Gestor de Tráfego?

Esse profissional é responsável pelo planejamento, criação e otimização de campanhas em canais pagos. Ou seja, as empresas contratam esse serviço, fornecem uma verba e eles gerenciam anúncios que atrairão clientes em potencial.

As ferramentas mais utilizadas entre os Gestores são: Google Ads, Facebook e Instagram Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads e TikTok Ads.

Dessa forma, por lidar com diferentes redes sociais, o Gestor de tráfego precisa de um bom conhecimento analítico para direcionar a empresa contratante para as melhores estratégias, possibilidades.

Além disso, é importante que o Gestor de Tráfego tenha afinidade com a tecnologia e com as multidisciplinaridades do Marketing Digital.

Falando em Marketing, o tráfego se encontra na etapa de atração. Essa parte é fundamental para toda e qualquer estratégia de Inbound, pois sem visitantes suficientes no topo do funil.

Quais as funções de um Gestor de Tráfego?

Ele possui atribuições como:

  • Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para as campanhas;
  • Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga;
  • Distribuir a verba entre os canais de Mídia Paga;
  • Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversas ferramentas ou canais;
  • Analisar e acompanhar o desemprenho das campanhas de mídia e seus impactos nas estratégias de Marketing;
  • Criar relatórios periódicos para mensuração dos resultados.

Todas essas funções têm VÁRIOS OBJETIVOS. Sendo alguns deles: reconhecimento da marca, alcance, tráfego, envolvimento, conversão, visualizações, instalações

Dessa forma, o Gestor de Tráfego deve ser capaz de traduzir os objetivos de Marketing de um negócio em resultados notórios nas plataformas de mídia em que atuar.

O que fazer para se tornar um Gestor de Tráfego?

Essa área vem crescendo muito ultimamente, isso porque a maioria das empresas estão entrando ou se aprimorando no mundo digital e precisam atrair clientes em potencial.

Assim, um Gestor de Tráfego pode trabalhar em e-commerce, agências de Marketing e atuar em consultorias e startups.

Para se tornar um profissional nesse mercado você precisará de algumas competências como:

  • Conhecimento técnico sobre ferramentas de mídia
  • Conhecimento sobre negócios: visão de mercado, estratégias, diferenciais competitivos;
  • Capacidade analítica para apontar e desenvolver os objetivos da empresa;
  • Boa comunicação;
  • Criatividade para criar copys, traçar estratégias, indicar novos segmentos, etc.
Gestor de Tráfego

Por que contratar um Gestor de Tráfego?

Há uma estimativa que uma boa gestão de tráfego tem um efeito positivo de 50% a 70% no funil.

Após o visitante ser convertido em um Lead, ele passa a ser ativo para as próximas estratégias de Marketing e Remarketing. Sem uma gestão adequada, dificilmente haverá um bom volume de visitantes ou Lead.

Então, se você empresário, quer aumentar o número de visitas, clientes e, consequentemente, de vendas, um bom Gestor de Trafego trará para seu negócio um diferencial competitivo.

Referências

Etus

Mirago

Resultados digitais

Marketing Digital na Área da Saúde

A Importância do Social Media para Clínicas Médicas

Consumer Insight

CONSUMER INSIGHT: Conheça seu público 

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