O Marketing Interno ou Endomarketing é uma estratégia que tem como objetivo principal conquistar seus colaboradores, sendo a base da sua estratégia um relacionamento saudável entre todos, principalmente empresa-funcionário, melhorando, assim, a imagem do negócio e facilitando a fidelização desse público.
O Endomarketing se tornou uma ferramenta que tem como ponto central a gestão de necessidades e desejos dos colaboradores, assim, estes se identificam com a organização da empresa, ficam mais confiantes e satisfeitos no local de trabalho e aumentam o engajamento.
Trata-se de um exercício diário em que os maiores DESAFIOS são: estabelecer o vínculo de confiança e demonstra que os funcionários SÃO a empresa.
Quais os benefícios?
Segundo estudo realizado pela Universidade de Oxford, juntamente com a Said Business School, um trabalhador motivado pode ser de 13% a 33% mais criativo e produtivo do que um trabalhador desmotivado, levando uma maior eficiência para as empresas.
Além disso, um Endomarketing bem aplicado faz com que:
- Os trabalhadores se sintam parte da empresa, criando um relacionamento mais duradouro e fiel;
- Cria uma equipe mais motivada e sugestiva. Isso pode ocorrer por meio de ações que mantem os colaboradores mais engajados;
- Gera um ambiente de trabalho saudável, com menos intrigas e estresses;
- Aumenta a produtividade e proatividade, pois os colaboradores estão satisfeitos e não se sentem pressionados;
- Atrai talentos qualificados. Isso, porque além da questão financeira, profissionais gabaritados buscam um bom ambiente de trabalho
- Melhoram a imagem externa da empresa. Se os colaboradores estão felizes, provavelmente não “queimarão” sua empresa, assim, ela será bem vista.
Qual a importância de trabalhar endomarketing na minha empresa?
O Endomarketing é um benefício de mão-dupla. Ou seja, para os funcionários, a estratégia leva a melhorias na forma de se trabalhar, aumenta a sensação de pertencimento, expande o bem-estar e permite a ascensão profissional.
Já para as empresas, a estratégia pode levar ao atingimento de mais metas e, consequentemente, ao crescimento no mercado. Se os colaboradores estarão mais engajados, irão contribuir mais e melhor para os negócios.
Como elaborar um plano de Endormarketing?
Criatividade não é tudo. É preciso respeitar o perfil do público interno e a cultura organizacional.
Dessa forma, separamos algumas dicas para trazer eficiência no seu plano:
“Mime” seu colaborador
Começo essa dica já alertando: PROMETA APENAS AQUILO QUE A EMPRESA PODE CUMPRIR!
Recompensas, sorteios, brindes são sempre bons e necessários para incentivar e agradar os colaboradores, mas eles devem ser reais e atender às expectativas.
Sendo assim, sempre deixe nítido o que vai ser oferecido. Nada de mistérios, nem promessas exageradas. Por exemplo: se a empresa vai fazer um sorteio de festa de final de ano, não estimule a imaginação, deixe claro o que será sorteado. Ou, não ofereça uma viagem para Paris se o funcionário cumprir uma meta, sendo que sua empresa não comporta tal gasto.
Ofereça benefícios
Os exemplos mais comuns são vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde e alguns planos ligados à qualidade de vida.
Ao terem acesso a esses benefícios, o trabalhador se sentirá “cuidado”, ele verá que a empresa realmente se preocupa com o bem-esta deles.
Mas como citado anteriormente, ofereça apenas aquilo que a empresa é capaz de cumprir.
Entenda seu público
Esse fator deve ser considerado durante a elaboração de um plano de Endomarketing.
É NECESSÁRIO conhecer a fundo quem são os funcionários da organização. É importante levantar a quantidade de colaboradores, as características profissionais e outros atributos que podem ajudar a entender melhor seu público.
Só assim você entenderá as necessidades e os desejos da sua equipe.
Avalie a cultura organizacional
A cultura organizacional de uma empresa significa o conjunto de valores, crenças, posicionamentos, objetivos e regras de conduta. Sendo assim, o Endomarketing deve respeitar essa cultura e os colaboradores devem estar em sintonia com essa atmosfera.
As ações de Marketing Interno servem para manter os profissionais integrados aos princípios e propósitos da empresa. Logo, despertar o senso de pertencimento é fundamental para que o público interno compre essa proposta e coloque tudo isso em prática.
Atenda às expectativas dos seus colaboradores
Descubra ou deixe que seus colaboradores revelem o que os mantêm motivados e engajados ao negócio.
Você pode descobrir que as motivações do seu time são muito mais simples do que parece e, assim, acertar em cheio nas escolhas para um Marketing Interno de sucesso.
Treinamento e capacitação
Invista na capacitação pessoal e profissional dos colaboradores!
Isso pode acontecer por meio de palestras, eventos ou cursos de treinamentos.
Essa estratégia, além do sentimento de pertencimento e acolhimento que será causado no funcionário, traz resultados para o negócio.
Os desafios apresentados pelas empresas são cada vez maiores de acordo com o crescimento da organização. Sendo assim, os funcionários também precisam acompanhar essas mudanças ou até mesmo, serem os precursores de tais mudanças.
Os treinamentos permitem que os empregados se mantenham atualizados e aprendam novas habilidades técnicas e pessoais. Assim, esse profissional fica preparado, capacitado e alinhado ao futuro e aos objetivos da empresa.
Plano de carreiras
Uma das coisas que gera muito descontentamento entre os colaboradores é a sensação de não saber para onde está indo. Ou seja, os colaboradores não sabem como crescer profissionalmente, quais novos cargos são possíveis de alcançar e, claro, o quanto mais é possível receber por mês.
Isso acontece quando uma empresa não possui plano de carreira claro. Para evitar esses problemas, vale desenhar um plano de carreira para cada função da sua empresa. Estabeleça quais conhecimentos é preciso ter para ser júnior, pleno e sênior. Também determine os salários para cada nível, claro.
Já sobre ascensão e promoções, é necessário definir quais novos conhecimentos e metas, cada funcionário deve apresentar e bater.
Pesquisa de satisfação
E por fim, é preciso dar voz aos colaboradores!
Faz parte do Endomarketing ver e ouvir o que os profissionais têm para apontar como dificuldades, o que eles tem para sugerir de melhorias, quais seus anseios e desejos.
A empresa precisa deixar o canal de comunicação sempre bem aberto e estar disposta a ouvir e mudar, quando necessário.
Concluindo…
O Marketing Externo pode ser muito efetivo, mas se não acompanhado ao Endomarketing, pode não trazer muito resultados.
Quando você cria estratégias de Marketing, está vendendo o produto e os serviços da empresa. Quando investe em Endomarketing, está vendendo as metas, os objetivos e a cultura organizacional para a equipe.
Planejar uma estratégia consistente e executar ações de Marketing Interno atraentes, que gerem o engajamento de seus colaboradores e os coloque em primeiro lugar, proporciona uma série de vantagens competitivas para sua marca!
Indo além do reconhecimento como boa marca empregadora, você irá estimular a paixão dos colaboradores por sua marca e isso chegará aos olhos e ouvidos de seus clientes e potenciais clientes.
E aí, sua empresa já faz esse investimento? Então, conta para gente quais ações tomadas pela sua empresa!
Precisa de ajuda para elaborar estratégias de Endomarketing? Conte com a gente!
Referências
Peepi