Está iniciando a execução de uma ideia ou precisa fazer o seu negócio acontecer? Entender as diferenças entre o Tráfego Pago e o Tráfego Orgânico podem te auxiliar na obtenção dos resultados almejados.
Já se perguntou, por exemplo, quais os critérios que a Google tem para escolher a sequência dos links após uma pesquisa? Tudo está ligado ao Tráfego.
A palavra Tráfego, segundo o Dicionário Online de Português, significa “circulação, movimento”. Assim, o Tráfego na Internet significa circulação, movimentação de informações e acessos e isto pode ocorrer de forma natural ou “forçada”. No Marketing, denominamos Tráfego Orgânico e Tráfego Pago, respectivamente.
Entretanto, qual deles traz mais benefícios à sua empresa? Para isso, é importante que você entenda a diferença entre eles.
TRÁFEGO PAGO
Também chamado de PPC (do inglês, pay-per-click), o Tráfego Pago é quando, como o próprio nome já sugere, o proprietário paga para que aquele link tenha mais acessos, podendo converter em vendas.
Isto ocorre por meio de investimentos em plataformas de anúncios publicitários, como Google Ads, Bing Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, Youtube Ads, entre outros.
O benefício deste método, além do aumento no alcance, é que ele apresenta resultados mais rápidos, se comparado ao Trafego Orgânico. Este tipo de Tráfego também possibilita o ajuste da veiculação da peça impulsionada, ou seja, você pode generalizar o público ou nichar para clientes em potencial.
Há diversas plataformas de anúncios para conseguir gerar Tráfego Pago em seu site, dessa forma, para funcionar adequadamente é preciso de planejamento para atingir a audiência adequada da sua empresa.
Além disso, por necessitar de um conhecimento específico e aprofundado, além do investimento financeiro, empresas que desejam investir nesse tipo de tráfego devem considerar buscar ajuda especializada de agências de Marketing Digital, pois estas poderão te indicar a melhor plataforma para anunciar, o melhor conteúdo, além de estratégias de venda e acessos.
TRÁFEGO ORGÂNICO
O tráfego orgânico ocorre quando os acessos e interações ocorrem de forma espontânea, ou seja, quando seu site/produto atrai a atenção de pessoas e estas clicam no seu link por iniciativa própria.
Isso porque, quando alguém pesquisa um termo no Google, por exemplo, entre tantas páginas, o seu link atende à intenção de clique.
Mas você deve estar se perguntando: o que motiva alguém escolher o MEU link entre tantos?
Muitas vezes pelo título e descrição, mas há, também, alguns padrões de SEO e Legibilidade do texto qua favorecem os resultados.
SEO significa Search Engine Optimization, ou em português, otimização para motores de busca. Esta técnica utiliza um conjunto de métodos que trabalham com elementos externos e internos, buscando posicioná-los nos primeiros lugares dos motores de busca. Dessa forma, o SEO é uma otimização de sites, objetivando uma melhoria na performance do site, desde carregamento veloz, autoridade, até a qualidade do conteúdo.
Quando falamos de qualidade de conteúdo, precisamos definir o público-alvo e a persona da empresa. Dessa forma, o Trafego Orgânico utiliza a premissa de “criar fãs” e isso só é possível através do conteúdo relevante e de qualidade de blogs, vídeos, lives, e-books, podcasts, entre outros.
Os formatos de divulgação são definidos pelo público alvo e o tipo do negócio. Sempre buscando um destaque e um diferencial sob seu concorrente em potencial.
O Tráfego Orgânico traz benefícios como: resultados a longo prazo, conteúdo voltado para um público-alvo, maior retorno sobre investimento a longo prazo, além de não ter custo pelo clique.
Mas afinal, qual é o melhor? Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico?
A resposta é: a combinação dos dois seria o mais ideal, ou seja atrair pessoas por meio de anúncios e mantê-los por meio do seu conteúdo relevante e de qualidade, combinado com estratégias. Entretanto, depende dos seus objetivos, do tipo de negócio que você possui e do orçamento que está disposto investir.
Se você busca ter resultados imediatos, promover marcas/produtos/serviços novos, redirecionar o público para vendas e ter vantagens sobre a concorrência, invista no Tráfego Pago. Mas, caso você queira resultados a longo prazo, duradouros, sem alto nível de orçamento, dar autoridade e criar fãs para sua marca, o Tráfego Orgânico é o mais indicado para sua empresa.
Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico, seja qual você escolher, nós da RRXP levaremos resultados e inovação para seu negócio.
Entre em contato conosco, temos a melhor estratégia para impulsionar sua ideia!