E-commerce (comércio eletrônico) é um tipo de varejo online, onde todo o processo de compra e venda é realizado através da Internet. O consumidor realiza a sua compra de forma online através de uma plataforma digital dispensando, muitas vezes, o uso de ambientes físicos.
O mercado digital já estava evoluindo, mas durante a pandemia houve um “BOOM”. Isso porque, como as pessoas não se sentiam seguras para irem às lojas, buscavam plataformas e sites para ter acesso aos produtos em suas casas.
Segundo relatório da Global Payments Report, divulgado em março (2022) pela Worldpay from FIS, o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% nos próximos três anos. Entretanto, com a ampliação deste mercado, aumentou-se também a concorrência e a exigência dos consumidores. Por esse motivo, é preciso levar muito a sério estratégias como ações promocionais, campanhas, iniciativas de fidelização e outras, buscando cativar o consumidor.
Como consequência do aumento dos “e-clients” e das “e-xigências” (trocadilho), elencamos algumas estratégias para que os comerciantes consigam dinamizar seu site e se destaquem diante da concorrência:
INVISTA NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO SITE
Parece óbvio, mas não dá pra ficar sem se preocupar com a estética do seu site, além da qualidade de navegabilidade. É importante facilitar ao máximo o acesso do usuário, priorizando sua experiência no site.
Assim, busque referências de Design que garantam conforto estético e favoreça excelência ao acesso, mesmo em diferentes dispositivos, como computadores, celulares, tablets, etc.
Além disso, o usuário precisa ter facilidade para entrar em contato com a empresa/empresário, dessa forma, oferecer uma variedade de canais de comunicação, como telefone, e-mail, WhatsApp, é bem visto e facilita a excelência no atendimento.
FAÇA REMARKETING
Você já entrou em algum E-commerce em busca de um produto específico, não efetuou a compra e, após sua saída, você entrou em alguma plataforma e se deparou com um anúncio daquele produto que consultou anteriormente? Isso é Remarketing, uma estratégia utilizada para impactar mais de uma vez o mesmo usuário. Conheça nosso e-book sobre como vender através da internet.
Esta estratégia pode ser aplicada pelo Google AdWords, Instagram AdWords, Youtube AdWords, por exemplo, em que o anúncio é exibido nessas plataformas, ou em sites parceiros.
Segundo pesquisas, e-commerces que optam por fazer Remarketing conseguem atrair 3x mais clientes em comparação aos que não utilizam dessa estratégia.
OTIMIZE O SEO
Como já citamos em outro artigo do blog, SEO significa otimização para motores de busca. Este pode te auxiliar muito nas vendas e na autoridade do seu e-commerce. Isso porque ele melhora o seu site para que sua página apareça nos primeiros resultados de busca, em mecanismos de busca, como o Google.
Dessa forma, quando um cliente em potencial procurar algo relacionado ao que você vende, vai encontrar primeiro seu site, em vez dos concorrentes.
A estratégia de SEO começa com a escolha certa das palavras-chaves, além do uso de diversos formatos de conteúdo, como imagens, vídeos, links… Há vários fatores que podem levar você se destacar no Google (por exemplo) e atrair tráfego para seu site.
REALIZE ESTRATÉGIAS DE ENTREGA
Valores são fatores decisivos, tanto no produto quanto na entrega. A loja pode ter produtos baratos, mas se não forem traçadas estratégias para encomendas, essa vantagem pode fazer com que você perca venda.
Por esse motivo, muitas lojas online permitem ao cliente comprar produtos com “frete grátis” acima de um determinado valor, favorecendo uma competição entre o preço e estimulando um aumento do valor médio de compra. Outra estratégia é oferecer frete grátis na primeira compra, buscando iniciar uma relação com o cliente.
É importante deixar claro e simples este processo, para que o cliente não desista dos produtos no final do processo.
CUPONS
Os cupons de desconto são uma da estratégias promocionais mais utilizadas no comércio, induzindo à compra.mesmo quan
Assim, o lojista consegue promover a rotação do estoque de determinados produtos e conquista visitas à sua loja dos itens que são ou não alvo da campanha.
Esta estratégia também é uma forma de fidelizar clientes, premiar os mais frequentes, promover vendas em datas comemorativas, como dia das mães e dia do namorados.
Estas são algumas das DIVERSAS estratégias que você pode utilizar em sua loja on-line. O mais indicado é buscar uma empresa que entenda do assunto e elabore seu E-commerce com autoridade, dinâmica e alternativas que convertam em vendas. E, garanto, disso a RRXP entende! 😉