COPYWRITER: Transformando palavras em dinheiro

Você já leu uma legenda em algum post e sentiu NECESSIDADE em adquirir aquele produto, ? Ou seja, o Copywriter cumpriu sua missão e você foi “Copywritingzado” hahaha

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e vendas.

O profissional responsável pelo desenvolvimento destes textos é denominado Copywriter.

Ou seja, este profissional transforma textos de e-mails, sites, catálogos, legendas e anúncios em ferramentas de conversão.

O primeiro Copywriter foi o publicitário John Emory Powers, em 1870. O escritor criava anúncios de uma forma coloquial, se diferenciando dos demais escritores jornalistas.

Antes de John, Copywriters eram denominados redatores publicitários até início do século XX, porém com a chegada da Internet e do Marketing, se distanciaram da publicidade. Pois, o texto publicitário é informativo-descritivo, apresenta o produto e o serviço. Já o Copywriting, estimula a tomada de decisão do público e leva o leitor a uma ação, como comprar, acessar e se inscrever.

Um dos elementos principais de uma Copy é o Call to Action (CTA). A própria tradução é explicativa: “chamar para uma ação”. Ou seja, um Copywriter deve ser bom com gatilhos mentais, pois são as armas de persuasão.

Para isso ser possível, o profissional precisa realizar um planejamento estratégico para que o texto atinja o público ideal e atenda a necessidade daquele que lê.

Esse escritor estratégico pode atuar em especialidades como: anúncios comerciais, peças publicitárias, roteiros para vídeos, artigos de marketing, roteiros para telemarketing, entre outros.

Imagem de dois copywriters

Ok, você já entendeu o que é Copywriting, o que faz um Copywriter, onde e como ele pode atuar.

Porém, se você está em busca de dobrar as vendas, acessos e/ou inscrições, Rafael Albertoni, fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting, apresenta 5 principais passos:

PRODUZA CONTEÚDOS VISANDO VENDAS

O leitor deve “parar tudo o que está fazendo para ler”. Nesse sentido, inserir elementos chamativos dão forças a essa ação.

FALE DE UM ASSUNTO POR VEZ

Seja claro! Embaralhar assuntos desvia a atenção do leitor.

APELE PARA A EMOÇÃO

As pessoas precisam se conectar, se identificar com a marca para comprar. Histórias interlocutoras podem ser uma boa estratégia.

VENDA UMA SOLUÇÃO, RESOLVA UM PROBLEMA

É a lei da demanda. O cliente tem o problema, a marca tem a solução. Trabalhe nessa oferta.

DÊ GARANTIAS

Mostre que o produto ofertado funciona e dê garantias a ele. Incluir cases e depoimentos de usuários ou oferecer o dinheiro de volta em caso de insatisfação são boas estratégias.

Banner com link para solicitar um orçamento de especialista em marketing e copywriter

Parece uma profissão “fácil”, né? Porém, entender PESSOAS e fazer com que elas se CONECTEM com o produto e serviço com um simples texto ou, até mesmo, uma frase não é tão simples.

Entretanto, se você é bom em persuasão e tem afinidade com a escrita, ser Copywriter é uma profissão totalmente oportuna para você! Se especialize, procure uma agência de Marketing e entre nesse mercado de trabalho promissor!

REFERÊNCIAS

Resultados digitais – Copywriting: o que é, boas práticas e tudo para você se tornar um Copywriter

Neil Patel – O que é Copywriting e Técnicas para um Copy de Sucesso

Marketing Digital na Área da Saúde

A Importância do Social Media para Clínicas Médicas

Consumer Insight

CONSUMER INSIGHT: Conheça seu público 

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