Você sabia que 9 em cada 10 brasileiros pesquisam na internet antes de concluir uma compra? Consumer Insight é uma estratégia que consiste em levantar e analisar dados dos consumidores e entender o comportamento deles para, então, planejar ações mais certeiras de atração, retenção e fidelização.
O que é Consumer Insight?
A tradução de “consumer” é consumidor e a palavra “insight“, embora não tenha uma tradução exata para a língua portuguesa, pode ser entendida como uma clareza súbita, um “estalo”. Ou seja, Consumer Insight consiste em compreender quem são e o que desejam os seus clientes.
Para que essa estratégia funcione, é preciso levantar e analisar informações que permitam entender os pensamentos, emoções e comportamentos de compra dos seus consumidores. A partir disso, a empresa consegue planejar ações que estejam de acordo com os anseios do seu público.
É interessante combinar dados demográficos, como onde os clientes moram e quantos anos têm, com hábitos de consumo, por exemplo, qual é o seu processo de pesquisa até adquirir um produto ou serviço, de que maneira prefere comprar e pagar e assim por diante.
A boa notícia é que, com a internet, ficou mais fácil obter essas informações, já que, quando navegamos, deixamos pegadas nas redes sociais e em buscadores como o Google.
Qual é a importância do Consumer Insight?
Ter mais informações sobre os seus clientes não vai garantir o sucesso da empresa, mas é uma base para definir estratégias bem embasadas. Com os insights obtidos, é possível:
- Fazer campanhas de marketing mais certeiras, pois vão ao encontro das dores e desejos dos clientes;
- Na área de vendas, mapear a jornada do cliente e identificar oportunidades e pontos de melhoria;
- No suporte, melhorar a experiência dos clientes, superando suas expectativas e contribuindo para a retenção e fidelização.
Onde conseguir os dados dos consumidores?
É fundamental a coleta e análise de dados, uma vez que insights sem informações concretas são somente opiniões e suposições.
Para conseguir esses dados tão importantes, além dos métodos tradicionais de pesquisa com o público, o famoso “boca-a-boca”, podemos usar algumas ferramentas práticas para extraí-los.
Google Trends e Google Correlate
O Google Trends é uma ferramenta que mostra exatamente aquilo que está sendo pesquisado em um grande volume. Com ele, é possível fazer pesquisas relacionadas ao tema e até mesmo usar índices demográficos para ver o que é tendência entre o seu público e o seu segmento.
Já o Google Correlate pode ser usado como uma ferramenta complementar. Em vez de mostrar temas populares, ele mostra o que um mesmo público pesquisou sobre um certo termo. Assim, se você sabe o que é uma tendência para o seu público, pode descobrir o que mais eles buscam online.
Redes sociais
Nas redes sociais, os consumidores compartilham interesses, medos e outras características, além de interagir com negócios com os quais têm afinidade. Por meio de estratégias como o big data, é possível captar informações relevantes sobre o perfil dos consumidores em diversas plataformas.
Ferramentas de analytics
Ferramentas como o Google Analytics e o Audience Insights do Facebook, permitem ver informações agregadas sobre quem se conecta à sua página na rede social e sobre o público geral da plataforma. Dessa forma, é possível conhecer interesses, hobbies e dados demográficos das pessoas.
Use esse conhecimento e essas ferramentas em sua vantagem. E lembre-se: não trate os consumidores somente como números, mas sim como pessoas, porque essas informações representam os desejos deles. Consumer insight é uma vantagem competitiva do futuro, e você já pode começar agora!
Ficou curioso em aprender mais sobre essa área? Entre em contato com a gente e tire todas suas dúvidas!
Referências